top of page

Tipos de telas de Smartphones

Estive pesquisando por um novo celular, e me deparei por diferentes tipos de telas. Smartphone com tela LCD, IPS, OLED e AMOLED ou SUPER AMOLED trazida pela coreana Samsung. Sim, mas qual é de fato a diferença entre elas? Existe um tipo que se destaca? Abaixo estarei explicando resumidamente as diferenças​ entre as tecnologias de telas.



Tipos de telas e suas camadas.

LCD

A tecnologia chamada em português de "Tela de cristal líquido" é extremamente popular e se espalhou por smartphones de baixo e alto desempenho. Ela possuiu uma camada chamada de “back light”, que fica sempre acesa. Essa camada de luz é usada para formar o preto, o branco e todas as outras cores. E por ficar acesa durante todo o tempo, consome mais energia e não traz a "real" cor preta, que seria ausência de todas as cores.

  • Exemplos de aparelhos: LG G6, G5 SE e Zenfone 3.

IPS

IPS significa In-Plane Switching. Em português: comutação plana. Basicamente os cristais da tela podem ser agrupados paralelamente, ficando mais perto da superfície da tela. O resultado é um ângulo de visão melhor caso você vire seu Smartphone para ambos os lados, e cores mais fiéis.

  • Exemplos de aparelhos: Vibe K5, Moto G4 Play e Zenfone GO.

AMOLED e OLED


Amoled Significa Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode, em português: Matriz Ativa de Diodo Orgânico Emissor de Luz. Essa tecnologia é baseada no OLED, (Ausência da camada back light presente na LCD) mas desenvolvida em quatro camadas: ânodo, orgânica, cátodo e outra com circuitos. Essa sequência faz com que os pixels sejam ativados e desativados três vezes mais rápidos que em outras telas. Com isso, há uma maior fluidez para exibir imagens, e menor consumo de energia em relação ao LCD e IPS, por justamente poder desligar a tela nas partes pretas por exemplo.

  • Exemplos de aparelhos: Moto Z, Moto Z Play e Galaxy A5.

SUPER AMOLED


SUPER AMOLED é uma tecnologia desenvolvida pela coreana Samsung em 2010, e coloca uma camada sensível ao toque dentro da tela AMOLED, dispensando aquele vidro touch screen presente em todos os displays. A novidade tornou as telas mais finas, leves e ainda mais sensíveis ao toque.

  • Exemplos de aparelhos: Galaxy S8+, S7 Edge, e S8.

Conclusão


Dizer que um tipo de tela é melhor que outra é muito relativo, pois depende do fabricante, de quanto você quer gastar com um Smartphone, e qual sua preferencia por uma marca/modelo.



Em uma tela LCD você encontrará imagens mais suaves e próximas da realidade, porém com a camada de back light sempre acessa, ocasionando um maior consumo de energia. Por isso atualmente, a preferência da maioria dos usuários são pelas telas AMOLED e SUPER AMOLED, que trazem o preto real, automaticamente com maior contrate, e maior economia de energia.


bottom of page