top of page

Lugares para conhecer em Itajaí

Oioi! Recentemente me veio uma pergunta na cabeça, "você conhece a cidade em que mora? " Por isso, estou dedicando esse post a cidade de Itajaí em Santa Catarina. É claro que não existem apenas esses pontos turísticos, e se for parar para colocar no papel toda a cultura que essa cidade possui, um simples post não seria capaz de descrever...

Porto de Itajaí

Maior porto pesqueiro do Brasil com quatro berços de atracação de navios e um cais de 592 metros de extensão ao longo do rio Itajaí-Açú. Possui o único píer exclusivamente turístico do País.

Píer Turístico

O único terminal exclusivo para transatlânticos do Brasil, é também o único na região Sul a possuir completa infra-estrutura alfandegária. Atrai navios de passageiros, promovendo o desenvolvimento da atividade turística na cidade e região. Sua estrutura para atracação de navios, conta com 05 Dolfins (02 de amarração e 03 de atracação), 10 metros de calado, 220 metros de plataforma do cais, 945 metros de plataforma em concreto.

Mercado Público Municipal

Totalmente restaurado, mantém internamente toda a beleza arquitetônica da construção original de 1917. O Mercado Público Municipal possui várias lojas que vendem desde artesanato local à peixe fresco e conta também com um restaurante especializado em cozinha regional.

Marejada

A maior festa portuguesa do Brasil acontece no mês de outubro em Itajaí, com música, dança muita comida típica e ótimos pescados. São aproximadamente 600 atrações em um espaço físico de 36 mil metros quadrados de área. No pavilhão principal, os bailes noturnos agrupam milhares de pessoas todas as noites. A Tasca Portuguesa, reúne amantes e curiosos em conhecer o lirismo do verdadeiro fado português. Palcos alternativos colocam o público em contato com o folclore português e regional, com músicos de primeira linha, que mantém a animação diária dos visitantes.

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento

Este monumento Artístico e cultural, inaugurado em 1955, é o maior cartão postal da cidade. Sua arquitetura soma elementos românticos e góticos e seu interior tem as mais belas pinturas dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locateli. Apresenta em seus vitrais, desenhos sobre motivos eucarísticos e bíblicos.

Igreja da Imaculada Conceição

Está localizada no centro histórico de Itajaí, e é o monumento mais antigo da história itajaiense. A atual construção resulta da ampliação da antiga matriz edificada em pedras e tijolos, a partir de 1834, pelo escravo Simeão pertencente ao Coronel Agostinho Alves Ramos e que substituiu a primitiva capela de pau a pique começada em 1823, nela se encontram belos exemplares de arte sacra e é decorada com painéis e pinturas do artista itajaiense Dide Brandão.

Bico do Papagaio

É uma rocha esculpida acidentalmente, que lembra a figura de um pássaro, daí a razão de seu nome. Seu formato curioso desperta a atenção de quem passa pelo trajeto que conduz à praia de cabeçudas. Uma bela obra da natureza.

Morro da Cruz

Localizado a 180 metros de altura, dele temos uma bela visão de Itajaí, da Foz do Rio Itajaí-Açu e da entrada da Barra, por onde passam os navios cargueiros e transatlânticos. O Morro da Cruz é o ponto mais alto da Cidade.

Casa da Cultura Dide Brandão

Inaugurado em 1913, de arquitetura eclética, apresenta vergas vistas em todas as esquadrias. Em 1982 passou a funcionar como a Casa da Cultura e possui duas galerias de arte, uma sala de leitura e uma de áudio e vídeo, além de um pequeno teatro. Na casa são ministrados cursos de artes, oficinas de música e teatro.

Museu Histórico

Oferece um acervo muito interessante e aberto ao público. Mantido pela Fundação Genésio Miranda Lins, encontra-se instalado no prédio do Palácio Marcos Konder, edificado em 1925 para abrigar a sede da Prefeitura Municipal, que ali funcionou até 1972. O edifício é a principal peça do Museu, sua arquitetura de linhas "art - nouveau" e a sua conservação encantam pela beleza da construção. Conta a história de Itajaí através de 21 seções que levam o visitante à descoberta e ao encontro das origens.

Aqui são algumas fotos que tirei durante o meu dia-a-dia.


bottom of page